Dia da Literatura Nacional: Livros nacionais mais cobrados no vestibular

Dia da Literatura Nacional: Livros nacionais mais cobrados no vestibular

Atualidades 18/05/2023

Se você quer saber quais os livros nacionais mais cobrados no vestibular, continue lendo nosso artigo!

A leitura pode até não ser seu forte, mas com certeza você sabe o peso que a literatura tem nas provas de vestibular. Ainda que seja na prova de língua portuguesa ou na hora de escrever a redação, compreender sobre a literatura nacional é muito importante para quem busca uma vaga nas universidades.

Inclusive, muitas Instituições oferecem listas com os livros nacionais mais cobrados no vestibular. Porém, ao contrário de alguns vestibulares, como o da Fuvest e Unicamp, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não exige lista de livros. Mas, ainda assim, algumas questões podem se basear em grandes obras literárias.

Dessa forma, se você está se preparando para o vestibular, o ideal é ficar por dentro das obras mais pedidas nas provas mais populares. Para entender um pouco de cada uma, continue lendo nosso texto!

Se você gostou do tema, leia também nosso artigo sobre 7 dicas para você estudar melhor, segundo a ciência

Dia da Literatura Nacional: Qual a importância?

Antes de tudo, você sabia que o Dia 01/05 foi o Dia da Literatura Nacional?

Essa data comemora o dia do nascimento do escritor José de Alencar, considerado um dos mais importantes autores brasileiros. Além disso, também marca uma data específica para homenagear a diversidade de autores e obras produzidas no Brasil, reconhecendo um elemento cultural importantíssimo para a construção identitária de uma nação.

Quem foi José de Alencar?

O escritor José de Alencar escreveu inúmeros clássicos da literatura nacional, como as obras O guarani (1857), Lucíola (1862) e Senhora (1875).

A escolha de sua data de nascimento ocorreu devido ao seu empenho, principalmente, na construção de obras verdadeiramente brasileiras, com enredos direcionados em temáticas nacionais e preparados em uma linguagem o mais próxima possível do português conversado no Brasil. Portanto, José de Alencar se tornou o principal representante do nacionalismo, a bandeira principal do romantismo no país.

A seguir, separamos os livros nacionais mais cobrados no vestibular.

Livros nacionais mais cobrados no vestibular: 6 obras importantes

Se você acha que a literatura nacional é entediante, se prepare para mudar de ideia. 

Essa lista de livros nacionais clássicos prendem a atenção do leitor do início ao fim e ainda despertam a visão crítica em relação à sociedade e aos costumes da época.

Dessa forma, veja agora a lista que separamos com os livros nacionais mais cobrados no vestibular!

O Cortiço, de Aluísio Azevedo

O Cortiço é uma obra da escola naturalista. A trama discute sobre a trajetória, nem sempre correta, do personagem principal, João Romão, em busca de riqueza e ascensão social, e sua disputa com Miranda, um comerciante de status mais elevado.

Assim, a história ocorre em um Cortiço, como o próprio nome diz, trazendo histórias paralelas que apresentam a vida dos outros moradores do local. Além disso, o livro desperta a visão crítica sobre a influência social e racial no comportamento de seus personagens. 

Capitães da Areia, Jorge Amado

O romance de Jorge Amado se passa em Salvador e gira ao redor de um grupo de meninos de rua, chamado Capitães da Areia. O grupo, formado por crianças entre 8 e 15 anos, vive de infrações para sobreviver. 

A obra retrata o dia-a-dia dos jovens, a violência, os desafios, sonhos e ambições que permeiam essa dura realidade.  

Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa

A história conta a trajetória de Riobaldo, sua vida de jagunço, suas lutas, inquietações e o sentimento pela personagem Diadorim. Assim, a narrativa do protagonista inclui ainda suas memórias da juventude e as vivências que precederam sua liderança como jagunço.

O sentimento de Riobaldo por Diadorim traz diversas emoções contraditórias, já que a personagem assume um papel masculino ao longo da trama e sua verdadeira identidade somente é revelada no final da história.

Iracema, de José de Alencar

O livro fala sobre o romance de Martim por Iracema, representando também a união entre o branco e o índigena, a civilização européia e os valores indígenas. 

A história se passa no século XVII, quando, em meio às diferenças culturais, conflitos da colonização e guerras entre tribos, surge o amor proibido entre o português e a índia.

A Hora da Estrela, de Clarice Lispector

O livro conta a história de Macabéa, uma mulher nordestina que deixa o interior para viver no Rio de Janeiro.

Apesar da temática comum para a época, o que torna o livro um clássico é a narrativa de Clarice Lispector, misturando a jornada da heroína com a realidade da época, a Ditadura Militar, com os delírios da sonhadora personagem. 

Além disso, a obra é considerada um marco na carreira da autora, trazendo seu estilo de escrita em seu ápice.

Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus

O livro Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada é uma coleção de 20 diários escritos por Carolina Maria de Jesus entre 15 de julho de 1955 e 1 de janeiro de 1960.

Antes de publicar seu livro em 1960, Carolina Maria de Jesus era uma anônima moradora da favela de Canindé, em São Paulo.

Falando em vestibular, leia nosso texto sobre Escolha de carreira: Como tomar a decisão?

Conclusão

Os vestibulares cobram obras literárias porque precisam medir o repertório cultural e a capacidade de interpretação do candidato em relação a textos mais complexos. Além disso, as questões procuram correlações com temas de outras matérias ou eventos da atualidade. Ou seja, é muito importante que você esteja por dentro dos livros nacionais mais cobrados no vestibular.

Nesse sentido, não se engane: você será cobrado por essas habilidades ao longo de toda a sua vida acadêmica e profissional.

Conheça o Colégio e Curso SEI

O SEI acredita, desde a sua formação, que todo aluno pode ser estimulado a se transformar e vencer obstáculos. Não importa o passado, com determinação e orientação, é possível se superar. 

Seus próprios fundadores experimentaram essa transformação ao longo das suas trajetórias pessoais e decidiram que perpetuar e expandir isso para outras famílias seria a missão de suas vidas.

O Colégio e Curso SEI possui turmas do 9º ano, 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio, além de Pré-Vestibular e Curso Preparatório.

Saiba mais em nosso site