7 dicas para você estudar melhor, segundo a ciência

7 dicas para você estudar melhor, segundo a ciência

Dicas 19/04/2023

Vivemos em um mundo de transformação digital, então, como podemos aproveitar isso para melhorar nossos hábitos de estudo? Fique tranquilo, a ciência já nos deu algumas dicas para nos ajudar a alcançar nossos objetivos. Há mais de 100 anos, os psicólogos têm estudado os métodos de estudo mais eficazes. Por isso, reunimos aqui 7 dicas para você se ajustar às melhores técnicas para qualquer assunto. Acompanhe a seguir!

1. Faça um espaçamento maior entre suas horas de estudo

Aproximar-se de uma grande prova pode ser desgastante, mas você pode aprender e memorizar melhor o conteúdo se repartir seu tempo de estudo em vários dias. Isso lhe permitirá absorver os conceitos de forma gradual e com maior facilidade. Ao estudar em períodos curtos, você terá o suficiente para processar as informações e refletir sobre elas. Além disso, distribuir o material ao longo da semana lhe fornecerá um ritmo constante, o que ajudará a reduzir a pressão que você sente.

2. Pratique muito

Dedicar um tempo à prática é extremamente importante. Exercícios práticos são uma ótima maneira de testar o que você aprendeu. Uma pesquisa realizada na Kent State University, em Ohio, mostrou que os estudantes que realizaram muitos testes com intervalos curtos entre eles lembraram melhor do material uma semana depois. Isso indica que a prática é fundamental para obter resultados excelentes! Por isso, não deixe de colocar em prática o que você aprende. 

3. Não basta reler suas anotações

Um estudo realizado por uma equipe de psicólogos comprovou que a interação é essencial para o melhor aprendizado. Para chegar a esta conclusão, os especialistas fizeram um experimento com dois grupos de alunos para comparar resultados de testes. O primeiro grupo apenas relia o material, enquanto o segundo respondia questões sobre a leitura. Observou-se que os alunos que responderam às perguntas saíram melhor nos testes. Isso mostra que, quando você escreve perguntas sobre o material lido, consegue se envolver com o conteúdo, pois, reflete com mais profundidade sobre o assunto.

4. Treine a si próprio

Quer aprender algo novo? Quando você nunca viu um tema e não sabe nada sobre determinado assunto, crie seu próprio baralho de flash cards! Coloque as perguntas no lado esquerdo, e as respostas no lado direito. Você pode até desafiar os seus amigos por whatsapp para ver se eles sabem as respostas. E, para se testar, faça perguntas para si mesmo, assim como o seu professor faria. Faça isso e seja surpreendido com os seus resultados!

5. Cometer erros pode ser uma coisa boa

Errar é humano e não há nada errado em cometer erros. O segredo para aprender é usá-los ao seu favor. Verificar suas respostas para ver quais foram certas e quais foram erradas é uma ótima maneira de aprimorar seu conhecimento. Isso ajuda a tornar o tempo de estudo mais produtivo, pois você pode se concentrar nas áreas em que precisa melhorar. Ao invés de se sentir frustrado por errar, use-o como uma oportunidade para reforçar seu aprendizado.

6. Não se concentre em apenas uma coisa

Quer melhorar seu desempenho na hora de estudar? A intercalação é a chave. Não se prenda a um único tema, misture-os e separe-os por conceitos. Ao praticar um mesmo assunto, vez após vez, sua atenção diminui, pois você sabe o que está por vir. Ao invés disso, ao misturar os temas, você vai perceber as diferenças entre eles, vai formar tendências e entender como eles se encaixam. A intercalação é a melhor forma de você aprender melhor e se destacar. 

7. Imagem é tudo!

As representações visuais podem aumentar sua memória! Fotos, diagramas e gráficos podem criar modelos mentais mais completos, o que é extremamente útil. Isso foi constatado por um estudo de 2003 em que alguns cientistas mostraram desenhos animados com informações sobre cinco cientistas. Os alunos que assistiram aos desenhos se saíram melhor em um teste do que aqueles que apenas leram as informações do texto. 

Bônus: Seja gentil com você!

Mantenha-se na rotina. É muito importante para o aprendizado que você durma todos os dias e coma comidas saudáveis. Não se estresse se esta tarefa lhe parecer difícil. Apenas adicione uma nova habilidade de estudo a cada semana ou duas, ou pelo menos, espace suas sessões e pratique a recuperação nos primeiros meses. Assim, à medida que você ganha mais prática, pode adicionar mais habilidades. Por fim, se você sentir que precisa de ajuda, não hesite em pedir. Estamos aqui para lhe ajudar!