Escolha de carreira: Como tomar a decisão?

Comportamento 18/01/2023

Escolher uma carreira para ingressar no mercado de trabalho é sempre um desafio, principalmente para quem está cursando o ensino médio e prestes a fazer vestibular. Neste momento, surgem várias dúvidas.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar dicas que podem ajudar os jovens a tomar a decisão correta e segura quanto ao seu futuro. Acompanhe!

Identifique seus interesses

Nem sempre é fácil identificar os interesses de uma pessoa. No entanto, existe uma dica que pode ajudar: que tal levar em consideração as matérias/disciplinas que você mais gosta do ensino básico? É um caminho que pode te ajudar a identificar seus interesses de forma fácil e simples. Por exemplo, se você gosta de matemática e sempre se deu bem nessa matéria, talvez seu interesse possa recair nas engenharias.

Saiba quais são suas habilidades

Conhecer suas habilidades também pode ajudar na hora de escolher sua carreira. As habilidades de uma pessoa vão além de sua preferência por matérias. Tem relação com suas aptidões ou características. Por exemplo, facilidade em falar em público, boa capacidade de argumentação, uma boa visão para os detalhes, fazer as pessoas rirem, etc. Ao conhecer suas habilidades, fica mais fácil selecionar a carreira profissional que tenha relação com seu perfil.

Faça teste vocacional

O teste vocacional é um exame que qualquer aluno pode fazer caso esteja em dúvida sobre seu futuro ou carreira profissional. Ele contém várias perguntas que avaliam as habilidades, comportamento e outros fatores de uma pessoa e, ao final, fornece áreas profissionais em que ela pode se dar bem.

Pesquise sobre as profissões

Para escolher de forma segura e correta sua carreira profissional, não basta apenas conhecer suas habilidades e identificar suas áreas de interesse. É preciso também pesquisar sobre as profissões que pensa em seguir. Isso permite a você desenvolver uma visão ampla sobre uma profissão, conhecendo, por exemplo, como ela funciona e qual seu nível de aceitação pelo mercado.

Uma carreira que se destaca no mercado hoje é a de influenciador digital. Trata-se de uma pessoa com personalidade carismática e que foca em um nicho, desenvolvendo conteúdo para esse espaço com a finalidade de atrair mais seguidores.

Entenda como o mercado de trabalho funciona

É importante também entender como o mercado funciona, principalmente para as profissões que você pensa em seguir. Por exemplo: Quais são os requisitos pedidos pelo mercado para exercer a profissão que você deseja? Qual é a média salarial de tal profissão? Saber fazer as perguntas certas é essencial para que você conheça melhor o funcionamento do mercado para as profissões que pensa em seguir.

Como vimos, escolher uma carreira é um desafio para muitos jovens. Afinal, nesse momento, é comum surgirem dúvidas, o que os deixa ainda mais confusos. Mas com as nossas dicas, você pode escolher uma carreira com tranquilidade e segurança para ter um futuro de sucesso.

Estamos sempre compartilhando informações de qualidade em nosso blog. Por isso, não deixe de conferi-lo regularmente. Combinado? Assim, você pode ampliar seus conhecimentos e tomar decisões baseadas em conteúdos relevantes e sólidos.