Ansiedade na adolescência: vamos falar sobre saúde mental

ComportamentoDicas 27/09/2023

A ansiedade na adolescência é assunto sério e precisa ser encarado com responsabilidade por pais e educadores.

De acordo com dados do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 35% das crianças e adolescentes no Brasil sofrem de ansiedade ou depressão devido à pandemia. Além disso, o levantamento também apontou que 36% dos jovens brasileiros desenvolveram quadros de ansiedade e depressão durante a fase mais aguda da pandemia da Covid-19.

A adolescência é uma fase repleta de mudanças e desafios, e a ansiedade na adolescência é um tema cada vez mais relevante. Nesse período de transição, os jovens enfrentam pressões acadêmicas, sociais e pessoais que podem desencadear sentimentos de ansiedade.

O que é ansiedade?

Ansiedade é uma emoção humana natural e comum, caracterizada por sentimentos de apreensão, nervosismo e preocupação diante de situações desafiadoras ou desconhecidas.

Em outras palavras, a ansiedade é uma resposta do organismo a estímulos percebidos como ameaçadores ou estressantes. Porém, embora a ansiedade seja parte normal da experiência humana, em alguns casos, pode se manifestar de forma mais intensa e persistente, interferindo nas atividades diárias e na qualidade de vida.

Ansiedade na adolescência: como não deixar a ansiedade impactar nos estudos

É muito importante aprender a lidar com a ansiedade na adolescência para que ela não afete negativamente os estudos e a saúde mental.

Separamos quatro dicas para ajudar os adolescentes a gerenciar a ansiedade e focar nos estudos com mais tranquilidade. Boa leitura!

Autoconhecimento

É um processo contínuo e necessário para que o sujeito reconheça suas emoções, assim, para lidar com a ansiedade é necessário reconhecê-la

Estabeleça rotinas

Criar rotinas é uma excelente maneira de reduzir a ansiedade e aumentar a produtividade nos estudos. Por isso, estabeleça horários para estudar, descansar, praticar atividades físicas e se divertir.

Além disso, manter uma rotina bem definida ajuda o cérebro a se acostumar com os momentos de estudo, diminuindo a sensação de urgência e ansiedade.

Separe momentos de lazer

Se dedicar aos estudos é importante, mas também é fundamental reservar momentos para o lazer e o relaxamento. Dessa forma, aproveite o tempo livre para praticar hobbies, passar tempo com amigos e familiares ou praticar atividades que tragam prazer.

Afinal, o equilíbrio entre estudo e lazer contribui para uma mente mais tranquila e menos ansiosa!

Pratique técnicas de relaxamento

Existem diversas técnicas de relaxamento que podem ajudar a reduzir a ansiedade na adolescência. A meditação, a respiração profunda e a prática de exercícios físicos são exemplos de técnicas que promovem o bem-estar emocional.

Dessa forma, reserve alguns minutos do dia para praticar essas atividades e perceba a diferença que elas podem fazer em sua saúde mental.

Busque apoio para enfrentar a ansiedade!

Compartilhar os sentimentos de ansiedade na adolescência com amigos, familiares ou um profissional de saúde é uma atitude importante.

Afinal, o apoio emocional é essencial para enfrentar os desafios da adolescência e dos estudos. Por isso, não hesite em buscar ajuda sempre que sentir que a ansiedade está afetando negativamente sua vida!

Além disso, preste atenção se está se cobrando excessivamente por um bom desempenho nos estudos. É importante lembrar que ninguém é perfeito e que é normal enfrentar dificuldades e cometer erros ao longo da jornada acadêmica. Assim, não se cobre além do necessário e aprenda a valorizar cada conquista – por menor que seja!

Tudo passa – e essa dor também!

Lidar com a ansiedade na adolescência é um desafio, mas com práticas e técnicas adequadas, é possível minimizar seus efeitos negativos nos estudos e na vida em geral. Por isso, reconhecer a ansiedade, estabelecer rotinas, buscar apoio, praticar técnicas de relaxamento e evitar a autocobrança excessiva são medidas fundamentais para promover o bem-estar emocional durante essa fase de crescimento e aprendizado.

Afinal, com dedicação, paciência e autocuidado, os adolescentes podem enfrentar os desafios acadêmicos com mais tranquilidade e confiança, construindo um futuro promissor!

Conheça o Colégio e Curso SEI

O SEI acredita, desde a sua formação, que todo aluno pode ser estimulado a se transformar e vencer obstáculos. Não importa o passado, com determinação e orientação, é possível se superar. Assim, trabalhamos, bem de perto, todos os pilares do nosso Colégio e Curso, entre eles o Programa Transformar que desenvolve habilidades socioemocionais que são fundamentais no processo acadêmico do indivíduo.

Seus próprios fundadores experimentaram essa transformação ao longo das suas trajetórias pessoais e decidiram que perpetuar e expandir isso para outras famílias seria a missão de suas vidas.

O Colégio e Curso SEI possui turmas do 9º ano, 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio, além de Pré-Vestibular e Curso Preparatório.

Saiba mais em nosso site.