Setembro Amarelo. Falar ainda é a melhor solução!

Comportamento 27/09/2022

O Setembro Amarelo é uma campanha muito importante e que não pode deixar de ser evidenciada. Desenvolvido com a intenção de promover ações para combater, assim como prevenir o suicídio, essa também é uma forma de fomentar a conscientização sobre o tema.

Afinal, quanto mais envolvimento da população, mais chances de promover a valorização da vida. Por isso, falar sobre o Setembro Amarelo ainda é a melhor forma de prevenção. Entenda a seguir o porquê dessa estratégia tão indispensável.

Como surgiu a ideia do Setembro Amarelo

Nos Estados Unidos, no ano de 1994, a história do Jovem Mike Emme comoveu o mundo. Isso porque, apenas com 17 anos de idade, o jovem tão carinhoso e com importantes habilidades mecânicas tirou a própria vida.

O Mustang 1968, no entanto, era uma de suas marcas. Mike além de ter restaurado o próprio carro, também resolveu pintar da cor amarela. Contudo, o sofrimento de Mike, infelizmente, não foi percebido pelas pessoas à sua volta.

No dia do funeral do jovem americano, os pais de Mike Emme resolveram distribuir cartões com uma fita amarela. As mensagens escritas no carinhoso papel tinham como objetivo prestar apoio àqueles que estavam passando por um momento de dor, como o próprio Mike. Por conta disso, a ação ganhou uma notoriedade que foi expandida pelos Estados Unidos, e logo depois, pelo mundo inteiro.

Mas somente no ano de 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizou o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Vale lembrar que a cor amarela, do carro Mustang de Mike, foi a escolhida para ser o símbolo da campanha.

Maior índice de suicídio no Brasil entre os jovens

Em uma pesquisa recente, a OMS apontou um dado alarmante: aproximadamente 800 mil mortes são causadas pelo suicídio todos os anos. Em todo o mundo, foi apontado em média, uma morte a cada 40 segundos.

A pesquisa também analisou que a idade em que ocorre o maior registro de suicídios são entre jovens de 15 a 29 anos. Os dados trazem uma preocupação para a América Latina também. Isso porque, as análises apontaram que houve uma diminuição significativa nos índices mundiais entre 2000 e 2019. Mas na Região das Américas, as taxas aumentaram 17% no mesmo período.

No Brasil, se registrou então, até essa última análise, 0,67 casos, a cada 100 mil habitantes. Esse salto demonstrado pelo Ministério da Saúde evidencia uma atenção maior em relação a prevenção ao suicídio.

Setembro Amarelo: ações de prevenção

Por isso, mais do que nunca, o Setembro Amarelo tem sido uma data em que inúmeras ações têm sido estabelecidas para garantir a prevenção de forma esperada. Além disso, estar atento quanto aos comportamentos dos adolescentes e jovens, também é uma forma de prevenir o suicídio e garantir ajuda no momento certo.

Todos os anos, no mês de setembro, os governos, estados e municípios devem se empenhar na divulgação de ações preventivas.

O alcance ao público, principalmente aos pais e familiares de adolescentes e jovens,  é realizado por meio de uma mobilização nas escolas, nos departamentos de saúde, e outros órgãos importantes. Somente assim, conseguiremos minimizar os preconceitos e medos!

Se você é um familiar de um jovem e está lendo esse texto, acesse a Cartilha Suicídio informando como Prevenir disponível pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Vale a pena parar alguns minutos para estudar sobre o assunto!

Além disso, não hesite em compartilhar com outras pessoas essas informações. Falar sobre o suicídio ainda é a melhor prevenção e pedir ajuda é uma excelente maneira de salvar vidas!

A todas as pessoas que querem ou precisam conversar, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV), em que voluntários preparados, durante 24h, atendem ligações de forma gratuita. O telefone disponível para esse atendimento é o 188, lembrando que todas as conversas são mantidas em total sigilo.