Tudo o que você NÃO deve fazer na volta das férias!
Dicas 03/08/2022Depois de alguns dias fazendo as coisas no seu tempo: acordando depois do almoço e jogando até tarde da noite, o toque do seu celular despertando no seu primeiro dia de aula pode ser um momento desagradável. Seja você um aluno ansioso ou um dos mais confiantes, voltar para o curso sinaliza um período de transição: novas aulas, novos conteúdos, novas possibilidades e uma nova cena social.
Tendo medo ou amando, você tem que ir para o curso. Aqui estão algumas maneiras de tornar a sua volta às aulas um pouco mais produtiva.
Novos desafios = novas emoções
Uma equação simples: novos desafios sempre produzem novas emoções. É perfeitamente normal sentir-se nervoso no primeiro dia de aula. Voltar à rotina das aulas e ajustar-se às novas cargas de trabalho leva algum tempo para se acostumar após uma pausa de férias.
Se você está tendo um colapso mental, pense em alguns “primeiros dias” anteriores. Tudo provavelmente se acalmou rapidamente quando você entrou na rotina. Também, pode ser muito legal reencontrar com os colegas e amigos. Só NÃO fique isolado. Se grupos grandes o deixam nervoso, tente dizer olá para uma ou duas pessoas por dia.
Se você ainda se sentir desconfortável depois de alguns dias, converse com o orientador do curso, um professor favorito ou alguém de sua confiança sobre como está se sentindo e o que pode fazer. Mas dê tempo a si mesmo – a maioria dos problemas de adaptação ao curso são temporários.
Como você pode combater o caos do primeiro dia?
Não há como escapar do fato de que o primeiro dia de aula pode ser uma loucura: novas atividades podem surgir, você ainda não se acostumou com o novo quadro de horários das aulas, e ainda, tem todos os materiais para carregar.
Então, para você ter um bom retorno, arrume sua mochila na noite anterior ao início das aulas, para que você NÃO tenha que correr no último minuto procurando o que precisa. Além de levar suprimentos básicos, como os cadernos, canetas, ipads e outros, procure qualquer um dos informativos que foram enviados para seu email ou da sua família durante as férias, entre eles, autorizações e horários de aulas.
NÃO deixe para cuidar das suas roupas na hora de sair. O ideal é deixar seu uniforme no “esquema” no dia anterior. E para os acessórios, a chave é usar o que faz você se sentir bem, seja uma pulseira nova ou um tênis confortável.
Além disso, você já conhece seus professores, e eles provavelmente lhe darão uma visão geral de como será o semestre, quais conteúdos serão abordados e expectativas de seu desempenho e comportamento no primeiro dia de aula. Alguns podem ir direto para a primeira aula, enquanto outros podem ter atividades complementares. Tudo depende do professor.
Recupere o controle do seu cérebro
A escola parecia simples quando você era criança. Todos lhe diziam para onde ir, quais aulas fazer e como terminar sua lição de casa. Agora as coisas são bem diferentes; há tantas escolhas e prioridades competindo pelo seu tempo, não é mesmo?
Para ajudar a recuperar o controle, aqui estão algumas coisas que você NÃO deve fazer:
- NÃO deixe de planejar com antecedência. Obtenha um planejador pessoal. Pode ser a agenda do Google, o trello ou o Any.do que são apps gratuitos, mas anote as datas das simulações, testes e as provas. Liste qualquer outro compromisso de tempo que você tenha nesse período, como treinos de futebol ou games com os amigos. Quando seu calendário começar a encher, aprenda a dizer NÃO a atividades adicionais até que as coisas se acalmem.
- NÃO fique para trás. Se você sentir que está ficando para trás e começando a se sentir frustrado, avise seus professores. É melhor buscar ajuda no início do que esperar e pensar que você pode gabaritar sua prova se passar algumas noites estudando. Quase todo mundo luta com um determinado assunto. Se você estiver tendo problemas com uma determinada matéria, peça ajuda ao seu professor depois da aula. Dedicar alguns minutos para resolver o problema imediatamente pode economizar tempo mais tarde, e se seu professor souber que você está tendo dificuldades com alguma coisa, ele provavelmente entenderá melhor a situação.
- Não fique disperso na aula. Prestar atenção na aula pode realmente valer a pena a longo prazo. Claro, muitas vezes é mais fácil falar do que fazer, mas ouvir ativamente e fazer suas anotações durante as falas do professor pode facilitar a recuperação de informações quando chega a hora de estudar e lembrar das coisas.
- Não deixe de fazer checklists. Você pode usar o próprio Any.do ou o *to do list* da Microsoft, mas faça suas listagens de tarefas e anote tudo o que conseguir para revisá-las antes do início da aula, ou enquanto estiver estudando para a prova. Você pode pedir a um professor para repassar qualquer coisa que você não entenda. Também pode ser útil revisar as suas anotações com um amigo depois da aula, mas tenha certeza de que ele realmente entende o conteúdo! Aprender boas habilidades de anotação no curso também vai lhe ajudar no futuro, seja na faculdade ou instituição militar, quando boas anotações de aula são a chave para estudar e se sair bem.
E se você adoecer? O que fazer?
Quase todo mundo fica doente uma vez ou outra. Se você “ficar” doente, peça aos seus amigos para fazer anotações e compartilhar com você depois.
Se você “perder aula” por mais de um dia ou dois, faça um pouco de trabalho em casa todos os dias para não ficar para trás. Alguns professores publicam tarefas no portal do aluno na internet em que você também pode acompanhar por lá. E quando retornar, esteja preparado para compensar o “tempo perdido”.
Se você não está se sentindo bem o suficiente para acompanhar suas aulas, tudo bem. É mais importante que você cuide de si mesmo. Novamente, estabelecer um bom relacionamento com os professores os ajuda a ser mais compreensivos e eles poderão ajudá-lo a se atualizar quando voltar para o curso.
Dicas de sobrevivência
Aqui estão mais algumas coisas que podem ajudar a colocá-lo à frente nas aulas:
- O velho ditado “saco vazio não pára em pé” nunca é mais verdadeiro do que quando você está indo para o curso. Os alunos ficam mais alertas e têm melhor desempenho nas aulas se tiverem uma boa alimentação. Se você estudar pela manhã, tome um “café” bem reforçado. Se estudar à noite, lembre-se de todas as refeições do dia e opte sempre por alimentos saudáveis. Seu cérebro funciona melhor com eles. Se quiser se aprofundar no assunto, dê uma “googlada” e pesquise sobre dieta para um cérebro inteligente.
- Durma o suficiente. Estudos mostram que jovens e adolescentes precisam de pelo menos oito horas e meia de sono todas as noites para se sentirem descansados. A privação do sono pode levar os alunos a adormecer na aula e também pode dificultar a concentração. Pode ser mais produtivo dormir o que você precisa do que ficar acordado até tarde estudando. Um estudo recente descobriu que os alunos que dormiam o suficiente antes de um teste de matemática eram quase três vezes mais propensos a descobrir o problema do que aqueles que ficaram acordados a noite toda. Se tiver insônia ou trocar a noite pelo dia, tente usar o app headspace para dormir, talvez ele lhe ajude a descansar melhor.
- Faça mais no curso e você terá menos o que fazer em casa. Aproveite os momentos durante as aulas para revisar suas anotações, tente achar um lugar mais tranquilo para relembrar todos os pontos das aulas. Você ficará grato mais tarde enquanto estiver no shopping ou em um show e seus colegas ficarem presos em casa se espremendo!
- Uma das melhores maneiras de fazer amigos e aprender a se virar é ingressar em grupos de estudos. Além disso, é importante também você manter alguma atividade física, mesmo que você não consiga chutar uma bola com os pés. Chame seus colegas e faça algum exercício, aproveite para debaterem sobre os conteúdos das aulas.
O curso é um lugar para fazer amigos e experimentar situações novas, mas também é uma oportunidade para aprender habilidades como planejamento, organização e tomadas de decisão que serão úteis para o resto de sua vida!