Os 150 anos da história de Santos Dumont
História 14/02/2023Santos Dumont foi um grande cientista brasileiro, conhecido por criar diversos objetos que entraram para a história do nosso país, além do seu conhecido feito para a aviação.
Ele nasceu de uma família com alto poder aquisitivo, e toda a sua vida foi dedicada à aviação e a aeronáutica. Para comemorar os 150 anos do nascimento dele, hoje trouxemos algumas informações importantes sobre a sua história de vida. Acompanhe a seguir!
Nascimento de Santos Dumont
Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873, em Cabangu, que fica em Minas Gerais e hoje é chamada de Cidade de Santos Dumont.
Ele era descendente de uma família francesa muito rica, e o seu pai, Henrique Dumont, veio para o Brasil atrás de pedras preciosas, era formado em engenharia, e trabalhou durante muitos anos na construção de estradas.
Depois de alguns anos, Henrique decidiu cultivar café, que na época, era uma das melhores atividades para se investir no Brasil por conta do lucro. Sua mãe, Francisca de Paula Santos, tinha muitas posses também.
Principais projetos ao longo da vida
O gosto por maquinários começou ainda na infância com o contato de algumas ferramentas que tinham na fazenda do seu pai. Em 1897, ele começou a fazer os primeiros testes de aeronáutica.
Primeiro, ele produziu diversos dirigíveis, e depois, começou a estudar a produção de aviões. O primeiro dirigível criado por Santos Dumont foi usado em 1898, mas não foi bem sucedido, tendo sucesso apenas depois da 3º tentativa, chegando a atingir 400 metros de altura.
Depois de ganhar o Prêmio Deutsch por passar 30 minutos pilotando um dirigível, os planos de Dumont começaram a decolar. Ele passou a se dedicar ainda mais a outros projetos, visando sempre melhorá-los.
Apenas em 1905, ele começou a fazer testes para criar um avião mais pesado do que o ar. Foi aí que o 14-Bis nasceu, um aeroplano que tinha 50 cavalos de potência no seu motor.
O primeiro voo aconteceu em outubro de 1906, atingindo os 60 metros de altura. Já o segundo, foi assistido por membros da FAI, em novembro do mesmo ano, atingindo 220 metros de altura.
Em 1909 Dumont apresentou o Demoiselle, seu novo projeto que fez muito sucesso. Depois de sofrer algumas mudanças, esse avião alcançou 90 km/h, fazendo com que diversos aviões utilizassem esse modelo como base.
150 anos da história de Dumont
Se estivesse vivo, Santos Dumont completaria 150 anos. Mas no ano de 1910, ele acabou sofrendo um acidente em um dos modelos do seu projeto Demoiselle, e com isso, decidiu parar de voar. Nesse mesmo período ele também foi diagnosticado com uma doença que não possui cura: esclerose múltipla.
Ainda nessa década, uma das invenções de Santos Dumont foi usada na Primeira Guerra Mundial, e isso não fez bem para ele. Dumont entrou em depressão ao pensar que o seu avião tinha sido usado para causar destruição.
Depois de passar por diversas clínicas de repouso, Dumont cometeu suicídio em 23 de julho de 1932, com apenas 59 anos.
Comemorar os 150 anos de Dumont é muito importante, afinal, suas invenções entraram para a história, não só do Brasil como do mundo!
Se você deseja conhecer mais sobre esses e outros assuntos relacionados, acesse o nosso blog e confira os conteúdos publicados!