O que mudou no Ensino Médio?
Novidades 05/09/2022Algumas coisas mudaram nas diretrizes e bases da estrutura do Ensino Médio desde fevereiro de 2017, quando foi aprovada a lei nº 13.415. Uma das principais mudanças foi aumentar o tempo mínimo de permanência na escola. Antes, o tempo era de 800 horas, agora é de 1.000 horas anuais.
Também, a lei definiu uma nova organização curricular, com mais flexibilidade, que agora contempla uma BNCC e disponibiliza diferentes possibilidades para você escolher sua área de conhecimento e obter uma formação técnica e profissional.
O objetivo da mudança, segundo o MEC, foi garantir uma educação com mais qualidade e aproximar nossas escolas das realidades de muitos estudantes, considerando tanto as atuais demandas do mercado de trabalho, quanto às mudanças da sociedade.
O que é a BNCC e o que são os itinerários formativos
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o que irá nortear a elaboração dos currículos de referência nas escolas das redes públicas e privadas. Explicando melhor, as escolas ficarão responsáveis pelas competências, habilidades, conhecimentos essenciais e as aprendizagens oferecidas para os alunos. A carga horária da BNCC deve ter até 1.800h, as demais horas serão destinadas aos itinerários formativos, que consistem em disciplinas, projetos, oficinas, grupos de estudo, e diversas outras situações de trabalho que são optativas. Você poderá se aprofundar nos conhecimentos de uma área específica e da formação técnica e profissional que escolher.
Quais são as áreas de conhecimento ofertadas
Você poderá optar pelas seguintes áreas:
– Matemáticas e suas Tecnologias;
– Linguagens e suas Tecnologias;
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
– Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Serão excluídas disciplinas nesse novo formato?
Não, nenhuma disciplina será excluída. A proposta visa mobilizar diversas áreas de conhecimento, ampliando suas competências e habilidades. E ainda, os currículos de referências das escolas que irão definir a organização e forma de ensino, considerando as particularidades e características de cada região. Disciplinas como inglês, matemática, português, sociologia, arte, filosofia e educação física serão matérias obrigatórias para todos os alunos.
Quais as iniciativas do Colégio SEI quanto às mudanças?
Visando ao novo Ensino Médio, o Colégio SEI oferta para vocês oficinas e aulas com temáticas de competências essenciais no século XXI, entre elas: comunicação, protagonismo, habilidades socioemocionais, coletividade, inovação e tecnologia.
Através das aulas eletivas, vocês serão capazes de trabalhar suas habilidades de comunicação competitivas, criatividade, financeira, entre outras. Contamos, também, com orientação e preparação para as olimpíadas científicas de todas as áreas (matemática, linguagens, ciências humanas e da natureza).
E mais, temos cursos de curta duração com propostas e metodologias diversificadas para ampliar suas competências e que você poderá levar como aprendizado para sua vida inteira, entre elas: matemática zero, mostras culturais, ciclo ativo de aprendizagem como sala de aula invertida, aprendizagem por problemas e por projetos; e até finanças pessoais. Além disso, aulas de campo serão trabalhadas em locais como museus, parques e pontos turísticos.