Melhores lugares do Rio para curtir as férias sem gastar muito
Dicas 08/12/2022Quer curtir suas férias sem sair do Rio de Janeiro e ainda saber mais sobre a história do Brasil? A boa notícia é que a “Cidade Maravilhosa” reúne diferentes ecossistemas como floresta tropical, praias isoladas, museus, além dos parques urbanos com vistas incríveis do Rio.
Como a nossa cidade foi um dos portos de maior importância na época da colonização e já foi capital do Brasil, temos muita história para contar também. Mas, hoje, separamos 2 lugares que você pode aproveitar com os amigos durante as férias sem gastar muito, e ainda, estudar sobre suas histórias.
Parque Nacional da Tijuca
Vamos começar pelo maior e mais famoso: o Parque Nacional da Tijuca, mais conhecido como Floresta da Tijuca. Em uma caminhada de aproximadamente 6km, você pode fazer uma trilha arquitetada no século 19, quando a área era ocupada por cafezais, e conhecer as curiosidades do parque que é a maior floresta urbana replantada do mundo.
Ao longo da trilha, você pode visitar a Cascatinha Taunay, maior cachoeira do parque e a Capela Mayrink construída em 1850, a Ponte Suspensa da Cova da Onça, a Floresta de Eucaliptos que abriga um antigo cemitério de escravos, e a Gruta dos Morcegos, maior gruta gnáissica do Brasil.
No próprio site do parque, você vai encontrar a história da floresta: D. Pedro II decretou em 1861 que as florestas da Tijuca e Paineiras fossem desapropriadas pelos “Barões do Café” para reflorestamento, então, até hoje, é possível encontrar pés de café, construções e ruínas dos antigos cafezais.
Após a subida, você pode se refrescar na Cachoeira Baronesa Cascade, e depois iniciar a jornada de volta passando pela antiga residência do Barão d’Escragnolle. Foi ele quem manteve o reflorestamento iniciado por D.Pedro II e contratou o paisagista francês Auguste Glaziou que transformou a floresta no belo parque que é hoje.
Esse circuito combina aventura, história, natureza, banho de cachoeira e outros. Você vai passar por lugares e atrações escondidas que mostram a pluralidade e personalidade da beleza natural do Rio de Janeiro.
Palácio do Catete
Quem curte história e tardes tranquilas com seu “crush”, pode optar pelo Palácio do Catete, onde fica o Museu da República, antiga residência de um dos políticos mais controversos da história brasileira.
O Museu da República é um dos museus mais importantes da história do nosso Brasil. Ele funcionou como sede da Presidência da República desde quando foi inaugurado em 1897 até 1960, período em que o Rio de Janeiro foi capital do Brasil.
Quando a capital foi transferida para Brasília, esse espaço passou a funcionar como museu. Por ter sido um lugar muito importante na história, ao visitar você pode ver móveis de época, pinturas e obras de arte, além de vários outros itens decorativos. São mais de 10.000 objetos que fazem parte do acervo do museu.
Foi no museu que o ex-presidente Getúlio Vargas se suicidou, em 1954. A arma usada por Getúlio, incluindo objetos pessoais do ex-presidente, está exposta em seu quarto no terceiro andar do prédio, local que é destaque das visitas.
Os jardins do palácio possuem 250 metros de extensão com trilha, lago, três pontes rústicas, uma cascata, gruta, esculturas e animais. O espaço completo ainda conta com brinquedoteca, biblioteca, cinema, livraria, loja e restaurante abertos ao público. Eventos culturais e feiras sempre acontecem por lá, e o melhor de tudo: os estudantes têm 50% de desconto. É uma boa dica para passar um final de semana nas férias.
Finalizando…
Se você quiser estudar mais sobre a história desses dois espaços na cidade do Rio de Janeiro, acesse os próprios sites deles:
https://museudarepublica.museus.gov.br/o-museu/
E boas férias!