Como os pais podem lidar com a ansiedade dos filhos

Comportamento 20/09/2022

A ansiedade é um sentimento de preocupação, apreensão ou medo de que algo ruim aconteça ou que a pessoa não consiga lidar com uma situação. Normalmente, essas emoções vêm acompanhadas de reações físicas, como ‘borboletas no estômago’, tensão, tremores, náuseas e sudorese.

A ansiedade é uma parte comum e natural da vida. Todo mundo se sente ansioso às vezes. Ela se torna uma questão quando é recorrente ou as reações são fortes demais, como por exemplo, sensações como aceleração dos batimentos cardíacos que assustam e criam mais insegurança. O melhor a se fazer para lidar com a ansiedade do seu filho é descobrir a causa e dar todo o apoio para que ele tenha maior segurança interna.

Incentive seu filho a falar sobre ansiedade

Você acredita que apenas falar sobre as coisas que os deixam ansiosos pode reduzir a quantidade de ansiedade que ele sente? Mas, além disso, ouvir ajuda você a entender o que está acontecendo com seu filho. E quando isso acontece, você consegue apoiá-lo a encontrar soluções para os problemas.

Reconheça os sentimentos do seu filho

A ansiedade dele é real, mesmo que seja improvável que aconteça o que ele imagina. Isso significa que é importante reconhecer o que ele sente e dizer que ele não está sozinho para lidar com isso. Isso é melhor do que dizer a ele para não se preocupar. Se seu filho está ansioso para saber se ele passará em uma prova ou exame, tente ser empático, deixe-o saber que você entende como ele se sente, mas que tem certeza de que ele fará o seu melhor.

Quando você reconhece os sentimentos de seu filho com carinho e compaixão, você acaba ensinando sobre empatia e autocompaixão em situações desafiadoras.

Quando se preocupar com a ansiedade?

Se você está preocupado com a ansiedade do seu filho é muito importante conversar com ele. Você pode pedir indicação para pessoas que confia ou a um profissional de saúde de seu filho. Mas, antes de tudo, faça as seguintes perguntas: seu filho constantemente se sente nervoso, ansioso ou no limite? Ele não consegue parar ou controlar a preocupação? Tem sentimentos ansiosos que duram semanas, meses ou até mais? A ansiedade interfere em seus trabalhos escolares, socialização e atividades cotidianas?

Quando as crises de ansiedade forem persistentes, pelos últimos 6 meses, pode se tratar de um Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que é um distúrbio da saúde mental e precisa de tratamento médico e psicológico. Os transtornos de ansiedade, geralmente, respondem muito bem ao tratamento profissional, e quanto mais cedo os transtornos forem tratados, menor será a probabilidade de afetar o desenvolvimento dos jovens a longo prazo.

Ajuda profissional para ansiedade

Peça ajuda profissional de um conselheiro escolar, ou da psicóloga da escola, ou de um médico da família. Mas, lembre-se, seu filho precisa, nesse momento, de apoio e compreensão. Sua ajuda é de extrema importância, mesmo que ele não queira conversar diretamente com você. Empatia e acolhimento são as palavras-chave nessas situações!