Colocando em prática: Cidadania começa na Escola

Colocando em prática: Cidadania começa na Escola

Acontecimentos 30/11/2022

Todos nós sabemos dos deveres que temos como cidadãos, não somente brasileiros, mas também do mundo, e como é importante cuidar dele em diversas áreas, tentando ao máximo balancear as relações sociais, econômicas e do meio ambiente. Com isso, nós, os alunos da 1ª e 2ª séries do ensino médio, ficamos encarregados de um importante trabalho: mostrar um pouco de cada objetivo do desenvolvimento sustentável (ODS)  a alguns integrantes do corpo docente e discente. Assim, ao longo do 2º trimestre pudemos ir mais fundo em nossas pesquisas propondo soluções práticas e aplicáveis em nossa própria escola e que baseiam agora o nosso trabalho do 3º trimestre da disciplina de projeto de vida.

Mas como vamos aplicar?

Entre todos os trabalhos apresentados no último trimestre, alguns foram selecionados para aplicação como as soluções propostas para os ODS 14 e 6, respectivamente: Vida debaixo d’água e água limpa e saneamento. Mas é claro que todas as outras propostas serão estudadas e levadas em consideração para projetos posteriores do SEI. Assuntos como coleta seletiva, atividades externas e marketing foram abordados neste trabalho!

Aos trabalhos: a valorização do marketing

Os alunos do 2° ano do SEI ficaram responsáveis pela montagem de um post para o Instagram da escola (Você já foi lá conferir!?) e para isso tiveram que aprender alguns conceitos do mundo do marketing!

Todos nós sabemos que estamos em um universo digital, ou seja, repleto de negócios que têm em comum a necessidade de visibilidade, isto é, cada empresa quer se destacar, mas então, como fazer isso da melhor maneira? Investindo em marketing consciente!

Para começarmos a falar sobre a importância do marketing para uma empresa, é interessante lembrarmos da seguinte frase: “Quem não é visto, não é lembrado”.

Em primeiro lugar, deve-se entender que o marketing é uma ciência em constante renovação cujo objetivo é identificar, prever e satisfazer as necessidades dos clientes, mas também tendo o objetivo de lucro e resultados finais, previamente revelados pela empresa que utiliza os serviços.

Esta é uma área desenhada para satisfazer as necessidades de um cliente, revelando os mecanismos e métodos que motivam o desejo de seu consumidor em procurar o seu produto/serviço. Todo empreendedor, independentemente de seu ramo de atividade e tamanho do negócio, deve se interessar por esse tema. Saber aplicar o marketing no seu negócio é fundamental, pois esta é uma área que funciona como uma “ferramenta de geração de valor” para o seu produto/serviço, bem como para a própria marca do negócio.

Nas aulas de projeto de vida tivemos as oportunidades de vermos alguns conceitos, como os da identidade visual e mais especificamente, a importância das cores nela! A cor evoca sentimentos. Isso incita emoção. E não é diferente quando se trata de selecionar cores para o seu negócio. Escolher a cor certa para seus esforços de marketing pode ser a diferença entre sua marca se destacar das outras empresas ou se misturar. Ao usar cores estrategicamente em seus posts, sites, logotipos e etc. você pode fazer com que seu público veja o que você deseja que eles percebam e ajudá-los a perceber você da maneira que você deseja.

Por exemplo, se você escolher a cor errada para seu conteúdo ou logotipo, pode ser difícil para seu público ler e entender. Ou você corre o risco de ser ignorado. Exemplo disso é a cor azul, não é comum vê-la em empresas de alimentação, pois não é uma cor que traz sensação de fome, diferentemente da cor vermelha, que é muito vista nesse contexto. Os profissionais de marketing podem usar a cor para influenciar como as pessoas pensam e se comportam sobre uma marca e como interpretam qualquer mensagem.

Bem, além da atuação no Instagram, a professora Júlia Goes, de projeto de vida, propôs também um artigo sobre os acontecimentos do trabalho durante o 2° trimestre para próxima edição do jornal oficial do colégio e curso SEI, Sabido Ligado, esse assunto será abordado com mais detalhes pelos alunos Alexandre, Duda, Ricardo, Erick e Laís do 1° ano, não deixe de ler, temos certeza que você vai gostar!

Além das lixeiras coloridas

Quando se pensa em coleta seletiva, todos lembram das lixeiras multicolores e suas respectivas funções, mas poucos são aqueles que realmente sabem a relevância e o processo pelo qual passam os dejetos após serem descartados na sua respectiva lixeira.

Pensando nisso, os alunos do primeiro e segundo ano se uniram para pesquisar sobre esse assunto. O grupo do 1° ano se encontra responsável pela parte do “porque fazer?” e está se empenhando em mostrar como é importante para todos a consciência socioambiental, além de explicar sua necessidade.

Seu método de disseminação de informações vai ser por meio da distribuição on-line de panfletos com assuntos como: a instalação de lixeiras e o descarte do lixo reciclável.

Esse segundo tópico é o objeto de estudo da outra turma, que explicam o que acontece após o recolhimento dos resíduos. Os alunos do 2º ano do ensino médio construíram um infográfico em formato de banner que reúne as informações sobre o processo de ocorrimento da coleta seletiva no Rio de Janeiro. A Principal empresa envolvida no processo é a Comlurb, que possui uma frota de 13 caminhões que realizam a coleta seletiva de toda a cidade, um conjunto relativamente pequeno para uma metrópole grande como a nossa.

Entretanto, não são todas as residências e instalações que realizam esse tipo de descarte seletivo. Aqui no Rio o acesso a esse serviço é de aproximadamente 60%, mas os planos são que esse número aumente nos próximos anos. Quanto aos materiais não recolhidos pela Comlurb, existem uma série de empresas externas que realizam a coleta dos mesmos. O Grupo responsável pelo banner destaca que isso é algo muito positivo para aqueles que desejam descartar o lixo de forma consciente, visto que facilita a construção de uma cidade e mundo mais limpos.

Propostas de atividades externas

Seguindo os princípios da segunda e décima sexta ODS, alunos da 2ª série do SEI decidiram fazer uma campanha inovadora para ajudar a COMIN, instituição de apoio aos povos indígenas. Os alunos convidariam o 9º ano, a 1ª e a 3ª série do ensino médio para um campeonato, dividido em três etapas e disputado entre cinco equipes, cada uma com o nome de uma tribo indígena.

Na primeira etapa, as equipes teriam como objetivo acumular a maior quantidade de alimentos possível, ao final, vencendo a equipe que mais doou alimentos para a COMIN, com as outras recebendo pontos de acordo com a quantidade de comida doada.

Na segunda etapa, seria feito um teste de conhecimento bem-humorado, onde quem respondesse uma pergunta errada, receberá uma torta na cara, com os pontos sendo distribuídos de acordo com a quantidade de acertos de cada equipe.

Na terceira etapa, seria feito um torneio de esportes, onde as equipes disputariam pequenos campeonatos de vôlei, queimado, handebol e futebol, valendo um ponto para o vencedor de cada modalidade, tornando essa disputa ainda mais emocionante. Somado a isso, haveria ainda um sorteio, no qual as equipes seriam encarregadas de vender rifas, com o valor arrecadado sendo doado para a COMIN. Em suma, o projeto tem como objetivo ajudar as necessitadas comunidades indígenas, ao mesmo tempo incentivar o esporte e a união entre os alunos.

Quanto aos alunos da 1ª série a proposta foi uma visita a usina nuclear de Angra dos Reis, para que assim uma atividade prática e interdisciplinar pudesse ser feita com os professores Victor, da disciplina de química, e Júlia Góes de geografia.

Conclusão do trabalho

Bem, é muito bom ver que soluções que nós mesmos, alunos, propusemos estão sendo colocadas em prática, e essa é uma habilidade extremamente importante! Na atualidade uma nova carreira tem crescido exponencialmente, os problem-solvers, que resolvem problemas, principalmente de grandes empresas, com habilidade crítica e analítica desenvolvida em alta performance, tomando decisões importantes para o futuro e desenvolvimento daquela empresa. Dessa maneira, entendemos como é importante a valorização da disciplina de projeto de vida implantada em nossa escola!