Colégio

9º Ano

A última série do Ensino Fundamental é desafiadora. Maior volume e complexidade dos conteúdos e questões comportamentais da faixa etária exigem ainda mais atenção da escola. Como nosso diferencial está no acompanhamento da coordenação, conseguimos oferecer o ambiente necessário para os desafios dessa fase.

Através de aulas de excelência, que buscam conectar os conteúdos entre si e com o mundo real, tornamos a sala de aula mais interessante e centradas no aprendizado. Assim preparamos os alunos para a nova etapa que se aproxima: o Ensino Médio.

Ao longo do 9º ano o aluno é preparado para os concursos do Colégio Naval e EPCAR.

1ª Série | 2ª Série

O ensino médio do SEI tem por objetivo provocar, desde cedo, a transformação pessoal através da superação acadêmica.

Colocamos nossa proposta em prática através de aulas de excelência, que buscam conectar os conteúdos entre si e com o mundo real. Assim, além das aulas se tornarem mais interessantes e centradas no aprendizado, elas permitem a construção de cidadãos críticos e capazes de liderar pelo exemplo e capacidade técnica.

Nas duas séries iniciais do ensino médio, o estímulo ao debate e construção de pensamento crítico são pontos marcantes da metodologia. Toda aula começa com uma introdução que conecta temas anteriores ao assunto do dia e provoca uma reflexão prévia sobre o conteúdo que será abordado. Ao final da aula um resumo destaca os pontos principais e prepara os alunos para os próximos passos.

O aluno, nestes dois anos, é apresentado aos principais exames e concursos do final do Ensino Médio através de palestras e simulados. Além disso, é estimulado a participar das principais olimpíadas científicas.

Outro ponto importante é ajudar os alunos a encontrarem seu espaço na vida adulta. Logo, a escolha da carreira é trabalhada com apresentações dos coordenadores das turmas de curso, painel de carreiras, aulas de campo, ações solidárias, entre outros.

Além disso, na disciplina Projeto de Vida o aluno é formalmente estimulado a construir seu caminho. Na 1ª série trabalhamos o autoconhecimento para que o aluno descubra seus talentos e habilidades. E na 2ª série estimulamos o conhecimento de mundo para que ele encontre o caminho a trilhar.

3ª Série

A 3ª série tem caráter revisional e o aluno escolhe uma das turmas de curso para focar seus estudos de acordo com o concurso que tem como objetivo. As opções são:

3° série AFA/EN/EFOMM

3° série EsPCEx

3° série IME/ITA

Como ele foi desafiado ao longo dos 2 primeiros anos do ensino médio a se responsabilizar pelo seu desempenho, trilhar o caminho da preparação para o vestibular se torna mais natural.