Você conhece os 17 objetivos da ONU?

Você conhece os 17 objetivos da ONU?

Atualidades 20/10/2022

Todos temos visto em nosso dia a dia os efeitos que as ações humanas provocam na natureza e na sociedade. O aumento das temperaturas provocado pelas indústrias, a presença de microplásticos no organismo de animais, o aumento da fome e da desigualdade entre os povos, além das consequências do desmatamento e da má utilização dos recursos terrestres são alguns dos exemplos.

Assim, cresce o número de ações mundiais em prol da redução desses índices e melhorias na qualidade de vida. Exemplo disso são as iniciativas tomadas pela ONU e incentivadas entre os povos.

Entretanto, tais ações também devem ser levadas para dentro do ambiente escolar, onde a formação das novas sociedades e futuras gerações acontece em tempo real. Podemos citar como exemplo, a Simulação ONU, projeto extraclasse que tem por objetivo a reprodução de um debate desta organização.

Nesse projeto, os alunos incorporam posições diplomáticas de seus respectivos países (designados em comitês e temáticas), a fim de discutir possíveis soluções para temas relevantes que demandam a atenção da população global.

Através do projeto, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para atuarem no mundo globalizado, além do exercício da empatia, da colaboração em grupo e do estudo de temas relevantes.

Pensando quais iniciativas promovem um aprendizado plural e a construção do senso crítico entre estudantes e todos os membros da comunidade, falemos mais sobre o projeto e seus desdobramentos.

Para saber mais sobre esse e outros projetos desenvolvidos, visite nosso site.

Boa leitura!

O que é a ONU?

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional criada para promover a cooperação entre os países e foi criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de evitar outro conflito de grandes proporções como aquele.

Entre seus objetivos estão: fomentar os direitos humanos, assegurar a paz mundial, auxiliar os países no combate à fome, a pobreza, desastres naturais , e a cooperação para o desenvolvimento socioeconômico dos países.

Atualmente, 193 Estados fazem parte da organização.

Projeto ONU e os MUNs

O Projeto ONU nasceu a partir dos Modelos das Nações Unidas (MUNs, sigla em inglês), que são iniciativas educacionais de simulação dos debates e demais atividades das Nações Unidas.

O intuito do projeto é proporcionar ao estudante, o entendimento aprofundado de como as questões globais se desenrolam, além de possibilitar o intercâmbio entre a teoria e a prática no processo de aprendizagem.

Os alunos são colocados nas posições de “delegados” ou “representantes” e assumem as posições diplomáticas de seus países, que são definidos através de comitês e temáticas.

A partir disso, os alunos precisam estudar as matérias fundamentais dos países que lhes foram designados – como a organização política interna e externa, cultura e economia – para que possam debater, negociar, formar alianças e angariar votos para possíveis projetos.

Uma das ideias centrais é que durante o processo de simulação, o estudante seja impulsionado a aprimorar e exercitar a empatia, a oratória (por meio dos debates e negociações), a comunicabilidade e o estudo.

Ou seja, tanto os MUNs quanto o Projeto ONU colocam os alunos no centro do debate, o que torna a experiência mais plural e dinâmica, além de os levarem a pensar coletivamente e repensarem seus papéis enquanto cidadãos de uma sociedade unida.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Outra atividade foi desenvolvida na disciplina de Geografia pelas turmas de 1° e 2° anos, que promovia o debate sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Os alunos ainda trouxeram possíveis propostas para o Colégio.

Mas, o que são os ODS?

Em 2015, os Estados-membros comprometeram-se a adotar a Agenda 2030 proposta pela ONU, que é um projeto de diplomacia internacional que visa o trabalho conjunto para cumprirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para os próximos anos.

Os ODS representam um plano de ação global entre países, empresas, instituições e a sociedade civil que objetiva eliminar a pobreza extrema e a fome, proporcionar educação de qualidade para todos e a proteção do planeta contra as mudanças climáticas.

Quais são os objetivos?

17. Parcerias em prol das metas;

16. Paz, justiça e instituições fortes;

15. Vida sobre a terra;

14. Vida debaixo d’água;

13. Combate às alterações climáticas;

12. Consumo e produção responsáveis;

11. Comunidades e cidades sustentáveis;

10. Redução das desigualdades;

9. Indústria, inovação e infraestrutura;

8. Emprego digno e crescimento econômico;

7. Energia acessível e limpa;

6. Água limpa e saneamento;

5. Igualdade de gênero;

4. Educação de qualidade;

3. Saúde e bem-estar;

2. Fome zero e agricultura sustentável;

1. Erradicação da pobreza.

Apesar dos desafios de tal compromisso entre as nações, faz-se necessária a cooperação em prol de um lugar melhor para habitarmos. Além dos problemas climáticos, enfrentamos uma enorme desigualdade social, que deve ser combatida e erradicada.

O compromisso deve ser de todos, não apenas de grandes empresas. As pequenas ações dentro de nossas comunidades, escolas, ambientes de trabalho e relações familiares são a chave para o sucesso dos 17 objetivos.

A cidadania se constrói no dia a dia, na educação, nos bons hábitos e na transformação do pensamento.