Como escolher o melhor colégio particular para seu filho

Dicas 11/12/2023

Com a chegada de dezembro, muitas famílias já começam a escolher o novo colégio particular para os seus filhos. Afinal, sabemos que são muitas opções e todas as instituições possuem o seu diferencial.

A partir do 9º ano escolar, as famílias passam a se preocupar não somente com a qualidade de ensino ofertada, mas também com a preparação do colégio para o ENEM e demais processos seletivos.

Para ajudar a escolher o melhor colégio particular no Rio de Janeiro, separamos os principais pontos a serem analisados. Boa leitura!

Colégio particular com Ensino Médio e pré-vestibular: vale a pena?

Essa é uma dúvida válida para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Afinal, esse é o ano escolar final de preparação para o ENEM e outros vestibulares.

O aluno que faz o Ensino Médio em uma instituição e o curso pré-vestibular em outra precisa ter uma gestão de tempo eficaz entre os estudos para as provas escolares e a revisão de conteúdo para o vestibular. Ou seja, estudar em um colégio privado que tenha ensino médio preparatório é muito mais fácil para conciliar os estudos, já que os conteúdos são entrelaçados e no mesmo espaço.

Além disso, o ensino médio com pré-vestibular faz com que o estudante se sinta mais seguro e com menos ansiedade durante a preparação, ganhando mais confiança no aprendizado do conteúdo.

Além disso, para os pais, uma escola privada que oferece ensino médio e pré-vestibular juntos significa um menor investimento financeiro. Afinal,  o aluno consegue aprender os conteúdos de sala de aula e se preparar para o ENEM ao mesmo tempo, sem que seja necessário um gasto externo.

Colégio particular no RJ: 4 dicas para escolher a melhor opção

Embora pareça difícil fazer essa escolha, separamos algumas dicas para ajudar as famílias a escolher a melhor escola particular de ensino médio para os filhos. Vamos lá!

Trace os objetivos educacionais

Primeiramente, antes de escolher o colégio privado, a família e o aluno precisam ter em mente todos os objetivos para a nova escola. Ou seja, se o estudante pretende fazer vestibular ou ENEM para cursos de alta concorrência, por exemplo, é essencial buscar por escolas que tenham foco nessa preparação desde o Ensino Médio.

O Colégio e Curso SEI possui turmas de pré-vestibular voltados para processos seletivos de Medicina. Saiba mais clicando aqui.

Professores qualificados

Procure todas as informações disponíveis sobre a equipe docente da escola particular. Ou seja, investigue sobre a formação profissional dos professores e peça ao seu (a) filho (a) buscar referências sobre eles com outros alunos.

Além disso, lembre de verificar qual a metodologia utilizada e se ela é adequada para as metas do estudante.

O Colégio e Curso SEI utiliza a metodologia de Melhoria Contínua de Aprendizagem. Para saber mais, clique aqui.

Acompanhamento do aluno

O colégio particular que você se interessou acompanha de perto o estudante? Assim, para garantir que todo o potencial do aluno seja explorado de maneira saudável, garanta que a escola tenha uma dinâmica de acompanhamento do desenvolvimento.

Além disso, a equipe pedagógica precisa estar preparada para observar as dificuldades que alunos apresentam durante o ano letivo e fazer as intervenções necessárias para ajudá-los.

Conheça o Programa Socioemocional – Transformar.

Desempenho no ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal forma de entrar em uma instituição de ensino superior no Brasil. Afinal, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior.

Por isso, se informe bem sobre o desempenho dos alunos do colégio particular escolhido no ENEM. A alta aprovação é um reflexo da boa educação oferecida pela escola.

Veja os resultados dos alunos do Sistema SEI no ENEM e outros processos seletivos. Clique aqui.

O SEI tem como objetivo transformar vidas através de uma educação de excelência focada no aprendizado e no protagonismo do aluno pelo desenvolvimento de uma consciência cidadã, ética, solidária e sustentável.

Saiba mais sobre nosso ensino!

9º ano do Ensino Fundamental:

A turma CN/EPCAR é para aqueles que querem ingressar no Colégio Naval ou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Dessa forma, seguindo o ciclo metodológico do SEI, o aluno trilha o caminho do conhecimento de forma aprofundada e constante, recebendo o apoio necessário para alcançar o seu sonho e ser protagonista da sua história.

Saiba mais aqui.

1º/2º ano do Ensino Médio:

O ensino médio do SEI tem por objetivo provocar, desde cedo, a transformação pessoal através da superação acadêmica.

Durante os dois primeiros anos do ensino médio, o estímulo ao debate e construção de pensamento crítico são pontos marcantes da metodologia. Toda aula começa com uma introdução que conecta temas anteriores ao assunto do dia e provoca uma reflexão prévia sobre o conteúdo que será abordado. Ao final da aula um resumo destaca os pontos principais e prepara os alunos para os próximos passos.

O aluno, nestes dois anos, é apresentado aos principais exames e concursos do final do Ensino Médio através de palestras e simulados. Além disso, é estimulado a participar das principais olimpíadas científicas.

Na disciplina Projeto de Vida o aluno é formalmente estimulado a construir seu caminho. Na 1ª série trabalhamos o autoconhecimento para que o aluno descubra seus talentos e habilidades. E na 2ª série estimulamos o conhecimento de mundo para que ele encontre o caminho a trilhar.

Clique aqui para maiores informações.

3º ano do Ensino Médio:

A 3ª série tem caráter revisional e o aluno escolhe uma das turmas de curso para focar seus estudos de acordo com o concurso que tem como objetivo. As opções são:

Tenha mais informações clicando  aqui.

As matrículas 2024 do Colégio e Curso SEI já estão abertas. Faça parte da #FamíliaSEI!