Tecnologia na educação: Descubra os pontos positivos da tecnologia na educação

Tendências 28/08/2023

Quer saber mais sobre o uso da tecnologia na educação? Continue lendo nosso texto!

A tecnologia tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas, e na educação não poderia ser diferente. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em 2021, o Brasil alcançou a marca de 65,6 milhões de domicílios conectados, 5,8 milhões a mais do que em 2019.

Nesse sentido, nada mais óbvio que o uso da tecnologia na educação acompanhar esse crescimento. Afinal, a sua integração na educação oferece oportunidades valiosas para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos. Porém, é essencial que seja utilizada de forma responsável e consciente.

Avanços da tecnologia na educação

Alguns dos maiores avanços da tecnologia que ajudaram a evolução do ensino, foram: o quadro negro, o projetor, a xerox, o corretivo, a caneta esferográfica e a calculadora portátil. Afinal, pode ser considerada como tecnologia cada objeto, conhecimento ou descoberta que auxilie na melhora da resolução de problemas.

Além disso, cada uma dessas criações foram essenciais para a revolução da educação. Porém, hoje em dia, a tecnologia na educação ganhou um novo cenário de mudanças, ligados aos desafios do século XXI.

Nesse sentido, vamos explorar a importância do uso responsável da tecnologia na educação, destacando estratégias para garantir que ela seja uma poderosa aliada no processo de ensino-aprendizagem.

Descubra quais são as profissões que são tendência no mundo digital.

O potencial transformador da tecnologia na educação

A presença da tecnologia nas escolas trouxe inúmeros benefícios, tornando o processo de ensino mais dinâmico e acessível. Dessa forma, com recursos como dispositivos móveis, computadores, softwares educativos e acesso à internet, os alunos têm a oportunidade de acessar uma infinidade de informações e materiais didáticos, enriquecendo suas experiências de aprendizado.

Além disso, durante a pandemia podemos presenciar o aumento de cursos oferecidos na modalidade EaD. Mais uma vez, o avanço da tecnologia na educação proporcionou um maior acesso à educação de qualidade para o público, principalmente em um momento tão delicado quanto foi o COVID-19.

Leia também nosso texto sobre Como ser um aluno que influencia.

Como usar as tecnologias na educação de forma correta?

Hoje, a tecnologia está inserida em nosso cotidiano de forma completa. Afinal, utilizamos essa ferramenta para conversar com nossos amigos, conhecer outras pessoas, assistir séries e muitas outras ações diárias.

Além disso, o uso excessivo da internet criou um novo perfil de estudantes: eles agora estão muito mais engajados com o conteúdo online e têm acesso ao uso de celulares e outras tecnologias com muito mais facilidade.

Para ajudar você, estudante, a utilizar a tecnologia na educação de forma correta, separamos cinco dicas importantes. Boa leitura!

Estabelecer limites e horários

É essencial definir limites para o uso da tecnologia na escola e em casa. Estabelecer horários específicos para atividades digitais ajuda a evitar o vício em dispositivos eletrônicos e a manter o foco nas responsabilidades acadêmicas.

Promover a educação digital

A educação digital precisa ser feita com consciência para que os alunos desenvolvam habilidades necessárias para navegar na internet de forma segura e responsável. Por isso, compreenda sobre a importância da privacidade, como identificar informações confiáveis e como evitar cair em golpes online.

Se informe também sobre Cidadania e escola

Integrar a tecnologia na educação de forma contextualizada

A tecnologia na educação deve ser utilizada de forma contextualizada e complementar ao conteúdo curricular. Os professores devem criar estratégias que integrem recursos tecnológicos às aulas de forma significativa, potencializando a compreensão dos temas abordados.

Fomentar a criatividade e colaboração

A tecnologia na educação permite a criação de projetos colaborativos, estimulando a criatividade e a troca de conhecimentos entre os alunos. Nesse sentido, fazer trabalhos em equipe por meio de ferramentas digitais, como plataformas de compartilhamento e edição de documentos é uma excelente forma de aprendizado!

Acompanhamento dos pais e responsáveis

Os pais e responsáveis desempenham um papel fundamental no uso responsável da tecnologia. É importante que estejam engajados no acompanhamento das atividades online dos alunos, garantindo um ambiente seguro e saudável.

Tecnologias educacionais: saiba usar ao seu favor

A tecnologia na educação é uma aliada poderosa para enriquecer o processo de aprendizado, proporcionando aos alunos acesso a informações e ferramentas que antes eram inimagináveis.

Porém, é crucial que seu uso seja pautado na responsabilidade e no equilíbrio. Ao estabelecer limites, promover a educação digital, contextualizar o uso da tecnologia, incentivar a criatividade e colaboração, e envolver os responsáveis, podemos garantir que a tecnologia seja uma força positiva e transformadora na educação.

Aproveitem ao máximo todas as oportunidades que a tecnologia proporciona, sempre de forma consciente e responsável.

Se você gostou desse artigo, leia também nosso texto sobre saúde mental dos adolescentes.

O SEI acredita, desde a sua formação, que todo aluno pode ser estimulado a se transformar e vencer obstáculos. Não importa o passado, com determinação e orientação, é possível se superar.

Seus próprios fundadores experimentaram essa transformação ao longo das suas trajetórias pessoais e decidiram que perpetuar e expandir isso para outras famílias seria a missão de suas vidas.