Profissões que são tendências no mundo digital

Profissões que são tendências no mundo digital

Tendências 07/03/2023

Em geral, sabemos que a era digital está dominando cada vez mais o mundo, dando espaço para os recursos e, principalmente, para o trabalho online e digital. Nesse quesito, percebemos a demanda por profissionais especializados em processos específicos, mas tendem a qualificar a posição das marcas na internet.

Por esse motivo, neste post nós vamos mostrar as principais profissões que são tendências no mundo digital para você ficar de olho. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

1. Gestor de Tráfego

Antes de tudo, podemos definir que o Gestor de Tráfego nada mais é do que aquele profissional que está inteiramente responsável por gerenciar os processos de mídia paga de uma marca. Em outras palavras, é o profissional que otimiza as campanhas online e veicula os anúncios para as pessoas que possuem maior conexão com a proposta da oferta de empresas.

De maneira prática, eles podem atuar tanto no Google Ads quanto no Meta Business – antigo Facebook -, criando campanhas, anúncios, fazendo segmentações e coletando dados demográficos e comportamentais para veicular a oferta para pessoas que possuem grande potencial de virarem bons clientes de uma empresa.

De acordo com o site Talent.com, estima-se que a média de ganho de um profissional dessa área chegue a 30 mil reais anual ou até 15,85 reais por hora. No entanto, os grandes players desse mercado chegam a ganhar 45 mil reais anuais.

2. Analista de martech (produtos digitais)

Um analista de produtos digitais é responsável por ajudar a empresa a entender e atender às necessidades dos usuários e do mercado em relação aos seus respectivos produtos digitais.

Essa atividade inclui coletar e analisar dados sobre o uso dos produtos, além de entrevistar clientes e usuários, participar de pesquisas de mercado e trabalhar com equipes de design e desenvolvimento, a fim de projetar e melhorar os produtos digitais.

Além disso, eles também podem ajudar a estabelecer metas de negócios, mensurar o sucesso dos produtos e trabalhar com equipes de marketing para garantir que os produtos estejam alinhados com as estratégias de negócios gerais da empresa.

De acordo com o site da Glassdoor, um Analista de Produto Digital no Brasil tende a ganhar cerca de 7,8 mil reais por mês.

3. Gerente de e-commerce

Também conhecido como E-commerce Manager, o Gerente de E-commerce nada mais é do que aquele profissional especializado pela loja online de uma marca ou por comércio eletrônico específico. De maneira geral, sua principal função é garantir que o e-commerce sempre esteja com um ROI positivo!

Para chegar nesse ponto importante, ele deve monitorar KPIs de desempenho, criar campanhas de remarketing, gerenciar campanhas de vendas através do SEM, analisar o funil de conversão, e muito mais.

Estima-se que esse profissional, tendo uma experiência de 1 a 3 anos na área, consegue cerca de 35 a 40 mil reais por ano. Tendo experiência de 5 a 6 anos, seu salário vai de 40 a 60 mil reais.

4. Analista de inteligência de mercado e negócios

Basicamente, o analista de inteligência de mercado e negócios atua diretamente na extração de insights com base na quantidade de volume de dados que uma empresa gera.

De maneira prática, esse tipo de profissional faz o mapeamento, estudo e segmentação de mercado, a fim de identificar oportunidades e riscos de negócio. Além disso, a função do analista inclui benchmarking e investigação de perfil dos clientes.

Se tratando de salário, esse tipo de analista pode ganhar até 15 mil em organizações que tendem a faturar cerca de 500 milhões. No entanto, para empresas com faturamento um pouco menor, seu salário pode chegar a 8,5 mil reais.

5. Analista de redes sociais

Em geral, o analista de redes sociais tem como função principal realizar o planejamento de todas as ações feitas nas plataformas digitais. Além disso, esse profissional também produz conteúdos para as redes sociais e faz pesquisa de público-alvo para segmentar melhor suas atividades, focando nas pessoas certas, ou seja, grupos de pessoas que possuem fit com a empresa no qual trabalha.

Ele também elabora campanhas publicitárias e gerencia a marca em suas respectivas redes sociais, como Tik Tok, Youtube, Linkedin, Facebook, Instagram, Twitter e outros.

O salário médio de um analista de redes sociais aqui no Brasil é de 3 mil reais, segundo informações da Catho.

6. Gerente de marketing digital

Um gerente de marketing digital é responsável por planejar e executar estratégias de marketing online para atrair e engajar potenciais clientes.

Isso pode incluir ações de SEO, PPC, mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo e análise de dados. Além disso, eles também podem ser responsáveis por gerenciar um time de marketing digital, estabelecendo metas e orçamentos, medindo e reportando os resultados das campanhas de marketing.

De acordo com informações divulgadas pelo Vagas.com, estima-se que inicialmente, esse profissional comece ganhando 4 mil reais, podendo chegar a 12 mil reais, a depender da empresa que atua.

Gostou desse artigo? Agora que você já conhece as profissões que mais são demandadas na área do universo online, que tal ampliar o seu conhecimento? Visite o nosso blog e confira outros conteúdos.