3 ferramentas para memorizar o conteúdo estudado

Dicas 25/03/2024

Descubra as principais ferramentas para memorizar o conteúdo estudado!

Ao longo da jornada acadêmica, desde o ensino fundamental até a faculdade, nos deparamos com diversos desafios, especialmente quando se trata de absorver e reter informações. Afinal, à medida que avançamos nos estudos, como no ensino médio, vestibulares e concursos, a necessidade de métodos eficientes de estudo se torna cada vez mais evidente.

O que são métodos de estudo?

Antes de mergulharmos nas ferramentas que vão potencializar sua aprendizagem, é fundamental entender o que são esses métodos e como eles podem impactar sua trajetória educacional.

Os métodos de estudo são técnicas desenvolvidas para facilitar a assimilação do conhecimento, seja através da memorização, gerenciamento do tempo, concentração ou foco.

Por isso, apresentamos três ferramentas essenciais para auxiliar na memorização do conteúdo estudado, as quais podem ser determinantes em sua jornada de preparação para vestibulares ou concursos.

Confira as três melhores ferramentas para memorizar o conteúdo estudado

Técnica Pomodoro

A primeira ferramenta para você memorizar o conteúdo estudado é a técnica Pomodoro, uma abordagem comprovada para melhorar a produtividade e maximizar o tempo de estudo.

Baseada em períodos de estudos intensos intercalados com breves intervalos de descanso, essa técnica ajuda a manter o foco e a concentração ao longo do tempo. Dessa forma, para implementar a técnica você pode dividir seu tempo de estudo em sessões de 25 minutos de estudo concentrado, seguidas por intervalos de descanso de 5 a 10 minutos.

Além disso, esses intervalos regulares permitem que você recarregue sua energia ou dê aquela olhada nas redes sociais; sendo assim, você mantém seu nível de desempenho consistente ao longo do dia.

A flexibilidade da técnica pomodoro permite criar um hábito de estudo sustentável, o que elimina a procrastinação e a falta de vontade de estudar matérias complexas. Ou seja, é importante adaptar o tempo de acordo com o estilo de aprendizado!

Existem sites e aplicativos  disponíveis para smartphones, tanto para Android quanto para iOS, que inclusive bloqueiam notificações que podem causar distração durante os estudos.

Cartões de memorização

Para implementar essa ferramenta e memorizar o conteúdo estudado, escreva perguntas na frente do cartão e respostas no verso. Assim, a ideia é que sejam cartões relativamente pequenos, para que o estudante os leve na bolsa e estude em qualquer lugar.

São estudos rápidos de memorização, onde o conteúdo deve ser objetivo, usando palavras-chaves, para que sua memória faça a conexão com o tema que você estudou anteriormente.

Além disso, uma forma de uso muito comum é utilizar marcadores e canetas de cores chamativas para destacar palavras ou pontos importantes.

Sendo assim, você pode adaptar as técnicas para uso em seu dia a dia e memorizar o conteúdo estudado muito mais rápido.

Combine esta técnica com o método abaixo e potencialize seus estudos!

Método Robinson (EPL2R) e a eficiência dos mapas mentais

O método Robinson, também conhecido como EPL2R, é uma abordagem abrangente para o estudo eficiente. A sigla EPL2R representa as etapas do processo: Explorar, Perguntar, Ler, Rememorar e Repassar. Uma das ferramentas mais úteis e usadas neste método são os mapas mentais.

Os mapas mentais são representações visuais de informações que ajudam a organizar e memorizar conceitos de forma clara e intuitiva. Ao criar um mapa mental, você pode mapear as conexões entre os diferentes tópicos de estudo, facilitando a compreensão e a memorização do conteúdo estudado.

Utilize cores, imagens e ramificações para destacar os principais conceitos e suas interconexões, criando uma representação visual do conhecimento.

Existem diversas ferramentas online disponíveis para criar mapas mentais, como o MindMeister, Coogle e Canvas, ou você pode optar por criar mapas mentais tradicionais usando papel e canetas coloridas.

Lembre-se sempre de adaptar essas estratégias às suas necessidades individuais e experimentar diferentes abordagens para memorizar o conteúdo estudado e descobrir o que funciona melhor para você.

Com determinação e prática, você estará preparado para enfrentar qualquer desafio educacional que surgir em seu caminho.

Então, prepare-se para dominar o aprendizado e alcançar seus objetivos acadêmicos com confiança e eficiência!

Há um foco especial nas provas do ENEM e UERJ, mas os alunos também são estimulados a conhecer e se preparar para vestibulares de outras universidades de ponta. Dentre elas podemos citar aprovações na USP, UNICAMP, PUC, FGV, IBMEC e ESPM.

A coordenação do SEI é ativa e preocupada em manter os alunos conscientes dos passos necessários para trilhar o caminho da aprovação.

Semanalmente, após cada simulado, a coordenação compartilha e convida o corpo docente e discente a refletir no resultado das provas. Assim, é criado um clima de responsabilização altamente produtivo no qual todos são desafiados a se superar.

Em parceria com o Sistema de Ensino Poliedro, o Colégio e Curso SEI oferece um material didático altamente consistente e capaz de atender a todos os públicos. Seja na formação de base ou na necessidade de aprofundamento, esse material é capaz de oferecer os desafios na medida certa.

Além disso, simulados nacionais modelo ENEM com correção TRI (teoria de resposta ao item) posicionam e desafiam os corpos docente e discente em âmbito nacional.

Por fim, somente com uma equipe de professores altamente especializada é possível cumprir e manter um ambiente de altas expectativas e, claro, o corpo docente do SEI é um diferencial. Aulas previamente planejadas, contextualizadas e dinâmicas são marcas do Pré Vestibular do SEI.

Saiba mais sobre nosso Curso Pré-Vestibular